Rhamza Alli - Intensa e apaixonante!

“Como bailarina e coreógrafa busco diversidade de estilos e vejo a dança como algo criativo e em eterna evolução; meu trabalho é o resultado de uma visão ampla e despreconceituosa das possibilidades de movimentos e expressão. Acredito na tradição e na evolução da dança, da arte e da humanidade.”
“Em minhas aulas, prezo pelo bem estar de minhas alunas, ministrando os exercícios com responsabilidade.”
Rhamza Alli


Por intermédio de uma leitora do blog tive o prazer de conhecer o trabalho da bailarina Rhamza Alli e hoje vou postar para vocês um pouco sobre os trabalhos e experiências dessa bailarina maravilhosa.

Rhamza Alli é brasileira, nascida em Bauru/SP em 1966, neta de sírios, mãe de 2 filhos, formada em Engenharia Metalúrgica pela Escola Politécnica da USP/SP e em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)/SP, abaixo um pouco sobre a formação e realizações.

Formação e Experiência em Dança:
Ballet Clássico
- Estuda Ballet Clássico desde os 5 anos de idade e teve sua formação pelas seguintes escolas: Ballet Vitória Régia – Bauru/SP e Ballet Stagium - São Paulo/SP.

- Freqüentou aulas também nos Estados Unidos: Lordsburg Ballet - Lordsburg/NM/EUA (1983/1984), New York Ballet Center - NY/NY/EUA (1999) e South Side School of Ballet – NY/NY/EUA (1999).

- Freqüenta, atualmente, aulas diárias de Balé Clássico na Escola Municipal de Dança (Ballet de Londrina) - Londrina/PR;

- Estudou sapateado americano, jazz, afro, contemporâneo e capoeira;

- Dança Oriental (Oriente Médio e Norte da África)

- Iniciou seus estudos em Danças Orientais em 1985, em São Paulo, professoras: Sheherazade – 1ª professora, Fátima Fontes - profª durante anos: base física, disciplina e consciência, Layla – sensualidade, soltura, ligações e trejeitos, Samira Samia – alegria e humildade.

- Aperfeiçoou-se na Europa, onde esteve durante o ano de 1994 em turnê, em aulas avulsas e workshops: Danças Clássicas Orientais (Árabe e Turca), Ritmos, Folclore (árabes e turco). 

- Nos Estados Unidos, onde retornou em 1999, estudou com: Delilah, Seattle – grande mentora física, intelectual e espiritual, além de ensinar-lhe como imergir na dança de corpo e alma, ensinou-lhe também jóias raras como:
* Técnica dos Giros dos Dervishes
* Dança da Deusa (dedicada à mãe natureza)
* Dança Faraônica
* Danças Tribais de diversas regiões
* Dança Clássica Turca
* Danças Folclóricas Turcas
* Ritmos exóticos;
* Power Ventre
* Patrima, Nova Iorque – aperfeiçoamento geral, prezando muito a naturalidade e fluência;
* Serena, Nova Iorque – intensa ritmização com derbakista, estilo diferente e interessante;
* Dália Carella, Nova Iorque – Estilo Cigano;
* Gaby Mardshana Oeftering, Nova Iorque– Dança do Ventre para Gestantes;
* Aziz, South Lake – Técnicas Complexas de Snuges;

Realizações:
- Durante o ano de 1994, esteve na Europa em turnê, como integrante do “Trio Nefertiti”
- Desde 1996, dirige a Rhamza Alli – Escola e Companhia de Danças Árabes;
- Formou 10 profissionais em seu curso de 5 anos, de conteúdo extenso e completo (Danças Clássicas, Folclóricas, Tribais, Moderna, Ritmos, História, Didática de Aulas, Montagem de Coreografias);
- Introduziu a Danças Tribais Árabes no Brasil em 2001;
- Única que domina as técnicas do Power Ventre no Brasil;
- Lecionou Dança Oriental na UEL (Universidade Estadual de Londrina) entre 1996 e 2002;
- Lecionou técnicas de Dança Oriental para os bailarinos do Ballet de Londrina em 2000;
- Suas coreografias obtiveram 1ºs prêmios e outros prêmios representativos em diversos festivais do Brasil e Mercosul;
- Trabalhou como tradutora/intérprete e monitora no workshop ministrado por Delilah em 2000, no Festival Luxor, SP;
- Realizou 2 Festivais de Danças Árabes em Londrina em 2003 e 2004, em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Asiáticos da UEL;
- Diretora da APD (Associação dos Profissionais de Dança de Londrina) que já realizou 3 Festivais de Dança na cidade de Londrina (2003, 2004 e 2005);
- Idealizou, produziu, coreografou e dirigiu 8 Mostras de Dança nos últimos 9 anos. O último espetáculo, Ísis, foi apresentado em 2005, em um total de 5 apresentações e um público de 2000 pessoas. Estas realizações sempre trazem ao público temas históricos em uma conexão com o presente, incitando assim, à reflexão;
- Atualmente, leciona na Escola Municipal de Dança e também em sua própria Escola, para grupos do nível iniciante ao profissional e tem como objetivo a formação de novas profissionais;
- É jurada e oficineira na categoria árabe nos festivais promovidos pela CIAD (Confederação Interamericana de Dança) em toda América.

Conheça e encante-se com Rhamza Alli!!!



Voltar para: Home

Nenhum comentário: