Origem do nome "Dança do Ventre"

Muito se fala sobre a dança do ventre, mas porquê dança do ventre?
.
Sou muito curiosa e li recentemente um artigo que dizia que um grupo de viajantes europeus, comandados por Napoleão em 1893, ficou fascinado pelos movimentos de quadris e ventre da dança oriental e a partir daí a dança passou a ser classificada em Francês como "La danse du ventre”.
.
A Dança
.
"Etimologicamente, o termo é a tradução do inglês americano Bellydance, e do árabe Raqs Sharqi - literalmente Dança do Leste."
.
É uma dança do Período Matriarcal, cujos movimentos revelam sensualidade, de modo que em sua forma primitiva era considerada um ritual sagrado. Sua origem data de 7000 anos atrás, relacionada aos cultos primitivos da Deusa-Mãe: provavelmente por este motivo, os homens eram excluídos de seu cerimonial (Portinari, 1989).


.
Almeh - Cairo: Dançarina do século 19. Frederic Goupil Fesquet (1806-1893)

..
É comum atribuir sua origem a rituais oferecidos em templos dedicados à deusa Ísis, em agradecimento à fertilidade feminina e às cheias do rio Nilo, as quais representavam fartura de alimentos para a região.
.
Uma coisa é certa, o movimento frenético de quadril e sua sinuosidade encanta qualquer um. A bailarina que se entrega à dança e deixar seu corpo falar, hipnotiza o público. É como se flutuasse, como se algo mágico acontecesse naquele momento.
.
A Dança do ventre é um retorno ao feminino, um despertar do corpo, um resgate de tornar-se mulher novamente em detrimento as atribulações cotidianas a que estamos sujeitas hoje em dia. Contudo, falar da descoberta da mulher através da dança é algo que ultrapassa o significado de meras palavras... então... descubra-se... Dance com o corpo, com a alma... dance com todo o seu coração!!!
.
Conheça e usufrua dos benefícios dessa arte maravilhosa!!
.
Experimente!!!

Deixe seu comentário! :)

Um comentário:

Rose disse...

Olá, adorei saber sobre a origem da dança do ventre, realmente é uma dança de corpo e alma.
Parabéns....
abraços,
Rose