Feliz dia das Mães!!!

Oiêsss!

O dia das mamães está quase chegando não é mesmo? Bom... eu acho que todo dia é dia de mãe, afinal, ela é nossa base, nossa fortaleza. Ao menos é assim que eu vejo a minha. Minha mãe é meu tudo!!!

Hoje estou super curiosa. Mais tarde tem uma Homenagem ao Dia das Mães na creche do meu filhote. Que legal! Esse é o meu 3º dia das mães. Que Deus me deixe ter muitos e muitos ainda pela frente!!!!

Alguém sabe a origem do Dia das Mães?? Aposto que sim, mas para quem ainda não conhece.... continue lendo e fique por dentro.

Bom, de acordo com a Wikipédia, a enciclopédia livre, o Dia das Mães teve a sua origem no princípio do século XX, quando uma jovem norte-americana, Anna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração e consequentemente o Dia das Mães se alastrou por todos os Estados Unidos e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de Maio.

Sabe-se ainda que a mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses.

O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.

Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de O Hino de Batalha da República.

No Brasil, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

Em Portugal, o Dia das Mães é celebrado no primeiro domingo de Maio e em Israel o dia das mães deixou de ser celebrado, passando a existir o Dia da Família em Fevereiro.

Legal saber dessas coisas não é mesmo?? Para falar a verdade eu mesmo não sabia. Li esse texto ontem no jornalzinho da creche do meu pequeno e achei muito gostoso saber.

Um grande beijo especial em todas as queridas amigas que já são mamães como eu e outro igualmente especial para todas as mulheres que ainda não são mamães. Tudo acontece por Deus e na hora certa!!!
Tenham todas um domingo abençoado por Deus, junto das pessoas que amam!
Lu Dalarmi

Nenhum comentário:

Leia mais sobre: