Algumas dicas para sua primeira apresentação

Quem não sonha com a primeira apresentação em público? Eu particularmente tremi bastante quando apresentei pela primeira vez. Mas foi maravilhoso e no fim sempre fica a sensação de "Quero muito mais!!"

Pois bem, a primeira apresentação é muito importante para toda bailarina, e é também um momento de muita tensão. Então prepare-se para que tudo possa se tornar muito tranquilo no dia, afinal, você estará anciosa, o que é normal, mas previna-se tomando alguns cuidados.
.
Se sua apresentação for um trabalho coreográfico, ensaie bastante até se sentir segura. Se, ao contrário, for uma improvisação, ouça muito a música e estude as possibilidades de movimentos em cada movimento. Sabemos que sem dedicação nenhum trabalho sai bem feito, faça sua parte e vibre positivamante, pense que tudo será ótimo e tente não entrar em parafuso!
.
No dia do show procure se manter tranqüila, tome um chá ou um suquinho de maracujá se achar necessário, mas cuidado com a dose para não ficar mole demais, afinal você precisará dos seus reflexos e do bom senso para sua primeira apresentação.
.

Faça uma listinha previamente do que precisa levar, tenho algumas sugestões:
.
Roupas - separe e escolha suas roupas antecipadamente, se tiver várias roupas nada de levar uma mala com todas elas, isso é desnecessário e te deixará confusa quanto ao que usar, leve apenas o que for usar e uma ou outra peça sobressalente para o caso de um imprevisto. Procure ensaiar com a roupa que você vai usar. Assim você evita possíveis aborrecimentos na hora do show.
Lembre-se que a roupa de Dança do Ventre por si só já expressa sensualidade. Exageros podem acabar em vulgaridade. Assim como o excesso de maquiagem e de acessórios, podem fazer com que você se transforme numa "vitrine", impedindo portanto de exibir a beleza de sua dança. 
..
Acessórios - cuidado com o exagero. Evite o uso de brincos, pulseiras, anéis e presilhas de strass em sua primeira apresentação, principalmente se sua dança for com véu, os objetos podem enroscar e te deixar agoniada. Nada de óleo no corpo também para não ter seu véu grudando em você ok?
.
Aviamentos e alfinetes - você não precisa exagerar e prender absolutamente tudo, mas é sempre bom se precaver para não ter surpresas desagradáveis na hora da dança. Linha e agulha também são importantes para possíveis reparos emergenciais.
.
Instrumentos - não é recomendado que a primeira apresentação seja feita com instrumentos, na verdade nem mesmo o véu é aconselhado, mas se você não teve outra opção e se você se sente segura, treine bastante, pois só o uso constante fará você se sentir "amiga" deles, vocês precisam ganhar intimidade antes de se apresentarem juntos.
.

Sapatilha - mesmo que você não seja adepta do uso de sapatilhas, leve-a junto na sua mala, caso o chão seja impróprio para a dança descalça você não terá que se preocupar. Leve também um sapato ou /sandália confortável para ficar no camarim e se locomover antes e depois do show.
.
Maquiagem - se possível já chegue maquiada, mas leve seu material para possíveis retoques, inclusive removedor e algodão. Eu particularmente não gosto de ficar emprestando ou pegar emprestado lápis, rímel, batom. Acho que esses são materiais muito pessoais por entrarem em contato direto com os olhos, boca e por isso gosto sempre de ter a minha maletinha com tudo certinho.
.
CD - se sua participação for em apenas algumas músicas, entregue-as previamente para a organização do evento, para que possam preparar um único cd para todo o espetáculo já na sequência das apresentações, mas se o show for todo seu e com diversas músicas, leve um cd também gravado com toda a ordem das apresentações. É muito importante testar o cd antes, mas não deixe de levar o original caso haja algum problema e precise de última hora.
.
Itens pessoais - Uma toalhinha vai muito bem, principalmente em dias de muito calor ela é fundamental para enxugar o suor e se recompor antes de se vestir para ir embora. Um pente ou escova de cabelo certamente será de muita utilidade depois de uma performance de khaliji por exemplo. Além de absorventes caso haja um mega imprevisto. Comprimidos para dores de cabeça também são bem-vindos uma vez que o nervosismo e ansiedade podem causar esse desconforto.
.

Procure sempre chegar ao local do evento com antecedência suficiente para poder se arrumar com tranquilidade e se ambientar.
.
Antes de se retirar do show, lembre-se de agradecer ao seu público e aos músicos.
.
Agora esqueça todo o resto, curta este momento único em sua vida de bailarina e boa estreia!
.

Conte como foi a sua estréia. A minha foi maravilhosa! Apesar de já ter me apresentado várias vezes quando criança na época em que fazia Jazz, minha primeira vez na Dança do Ventre foi totalmente diferente. Acho que nunca senti tanto medo. Uma mistura louca de angústia, ansiedade, medo, vontade de gigante de dançar logo. Um nervosismo que não era meu. Mas depois que subi no palco, não vi mais ninguém. Simplismente dancei e deixei a música me envolver!!! Ai que delícia! Não vejo a hora de chegar Novembro!!! E agora... tcharámmm!!!! Vamos dançar no TEATRO Municipal de Paulínia! Ai que luxo!

Um grande beijo meninas!!
Até a próxima!



Nenhum comentário: