Como cuidar do seu traje de Dança do Ventre


Oi, ois!!!
Você sabe cuidar bem da sua roupa de dança? Cuidando bem, teremos uma roupa bonita por mais tempo.

Bem, a primeira coisa que devemos ter mente quando se trata de traje de Dança do Ventre é que não podemos lavar como as roupas ‘normais’. A não ser que exista uma boa lavanderia de lavagem a seco que você conheça. Eu particularmente prefiro não arriscar.

O traje de dança não é lavável. Nem se coloca no varal, nem no Sol. Como elas são compostas geralmente e basicamente por brilhos, pedrarias, lantejoulas e paetês, a água e o sol podem danificar sua roupa, pois a pedraria mancha, enferruja e desbota, o mesmo acontece com lantejoulas e paetês.


Assim que terminar seu show de dança, chegue em casa, tire da bolsa/mala e coloque, esticadinha sobre a cama a saia, o véu, bustiê, cinto, enfim, todas as peças (incluindo braceletes, testeiras e acessórios de tecido.) Ligue o ventilador, abra a janela e deixe arejando durante o maior tempo possível, ou pendure em varal na sombra, nunca no sol.

Pela manhã, verifique se as peças estão secas, sem nenhum resquício de umidade. Dobre e guarde em sua embalagem, a qual é de fácil “respiração para a roupa”. Se for guardar em sacola de plástico, lembre-se antes de fazer pequenos orifícios para entrada de ar. Coloque em gaveta ou pendure em cabide.

No local que guardar a roupa (no fundo da gaveta ou do guarda-roupa) coloque três ou quatro giz de lousa (esses branquinhos, de escola)- o giz retira o excesso de umidade do ar e você pode controlar as trocas observando a cor do giz -(com o passar do tempo ele vai ficando amarelado, isso é sinal de que é preciso trocar.)

Combatendo Odores - Muitas pessoas têm o costume de perfumar a roupa, o véu, a saia.  Alguns usam sempre o mesmo perfume, para não misturar os aromas a cada uso.  Como eu AMOOOO incensos, gosto de deixar sempre junto de cada roupa, um incenso enroladinho em papel de seda branco para não correr o risco de manchar nenhuma peça.

Caso você transpire muito, pode forrar o bojo do sutiã e o cinto com um tecido neutro, tipo TNT ou Feltro, e retire depois de cada dança, jogando fora. Quando for usar novamente o traje, coloque um novo forro. Prefira usar desodorantes e creme hidratante sem fragrância, para não misturar com o perfume em si.

A Saia se não conter pedrarias nem brilho pode ser lavada com água e sabão neutro. Procure secar sempre a sombra. Use o mesmo procedimento para o véu de seda, porém não há necessidade de sabão, só um pouquinho de amaciante. Não torça nem a saia nem o véu e seque-os sempre a sombra esticados em uma tolha. Pendurar no varal pode marcar ou danificar sua peça.

Boa Dança!!!



Nenhum comentário: