A Importância da Maquiagem para a Bailarina na Dança do Ventre




A maquiagem é muito importante para a bailarina de dança do ventre.
Nos fragmentos históricos encontrados em terras egípcias, as bailarinas de dança do ventre eram retratadas sempre com os olhos supermaquiados, ressaltando a expressividade do olhar.
Essa expressão que chamamos “olhos árabes” é preservada na atualidade, porque o olhar é um dos principais atrativos da dança, e é a janela da alma da bailarina oriental... é no olhar que passamos toda a emoção e o encanto ao dança do ventre.

Antes de começar a se maquiar para sua apresentação de dança do ventre :
1- Limpe o rosto e seque bem;
2- Prenda os cabelos, para que o rosto fique livre;
3- Procure se maquiar em um local com boa iluminação.
  

O Uso da Base...
A base é indispensável para corrigir manchinhas, sardas...Em primeiro lugar você deve se preocupar com tipo mais apropriado para a sua pele. Existem bases líquidas, cremosas, em bastão e em pó.
Se sua pele é oleosa, fuja das bases gordurosas. Atualmente, existem bases em pó, mas que também podem ser usadas com uma esponjinha umedecida com um pouquinho de água, para cobrir melhor.

O Acabamento:
Depois de colocar a base, se necessário, um corretivo (para olheiras ou pequenas acnes, por exemplo), é conveniente passar um pouco de pó translúcido para eliminar o brilho.

Sombrancelhas bem feitas são fundamentais. Devem estar sempre impecáveis e muito bem traçadas. Se você tem falhas ou possui um sobrancelha ralinha, utilize lápis para corrigir. 

Só tome cuidado para fazer os traços finos, no mesmo sentido dos pêlos, e para que os desenhos das duas fiquem iguais, não se esqueça: se você é loira, utilize lápis marrom e se é morena, utilize o cinza e o preto.

Os olhos falam do seu estado de ânimo na dança do ventr, portanto deve-se ter uma atenção especial aos olhos, pois eles transmitem nossos sentimentos, e tem um papel importantíssimo na dança do ventre, pois é através deles que nos expressamos e damos vida à dança do ventre.
 Ilumine a pálpebra, combinando com a roupa de dança do ventre: se a roupa tem dourado, sombra dourada cai bem, depois, você pode usar um tom mais escuro para fazer o sombreado, um marrom por exemplo, ou, se a roupa for clara, branco pode ficar muito bonito.

Tenha um bom estojo com cores básicas (tons de marrom cobre, ouro, prata e grafite).
Mas também é bom ousar um pouco. Dependendo, pode-se utilizar uma sombra que combine com a roupa de dança do ventre.

Por exemplo uma roupa de dança do ventre  verde com dourado - ilumine a pálpebra com dourado, faça um leve sombreado na parte externa da pálpebra e esfumace, misturando levemente com uma sombra verde.

Deve-se ter um bom senso ao utilizar cores como rosa, azul, lilás, etc., pode-se conseguir um efeito muito bonito, ou... a catástrofe total!
Cuidado para não ficar caricato!




O traço do contorno depende muito do seu olho, mas, em geral, ele deve ser fino e delicado no canto interior e mais espesso no final. Os olhos devem ser muito bem delineados, pois é uma grande característica da dança do ventre, e sempre deixam um toque de mistério no ar.

Tome cuidado  A “puxadinha”, aquele risquinho no canto exterior do olho, que muitas dançarinas orientais fazem, deve ser muito, mas muito sutil. Um risco grande torna o resultado caricato e vulgar. Você vai acabar parecendo uma bailarina de cabaré!

Portanto, tome cuidado e seja sutil e delicada. O traço do lápis deve ser fino, percorrendo toda a linha superior e inferior dos cílios. O delineador pode ser usado no lugar do lápis ou apenas para intensificar o preto.

Os cílios dão um toque especial ao olhar. Existem muitos tipos de rímel (os que alongam, dão volume, etc.), eu particularmente prefiro os que são à prova de água, porque não mancham, nem escorrem, porém são um pouco difíceis para tirar. Vale a pena investir e comprar um bom. 
Dica: não “bombeie” o rímel antes de usá-lo, pois isso diminui a sua durabilidade. Para quem é loira, uma boa opção é usar rímel marrom.



O blush deve combinar perfeitamente com seu tom de pele. Se sua pele for clara, opte por tons de rosa, salmão claro (mas nada de rosa pink ou vermelho, por favor...). Se for morena, acobreados são uma boa opção. Pele clara ou morena fuja dos alaranjados! Os “blushes” em bastão ou cremosos, também são uma boa opção.

O blush deve ser utilizado apenas para dar um aspecto mais “saudável” ao rosto. Para aplicar o blush, sorria e espalhe-o com um pincel redondo na parte mais alta das maçãs do rosto.


Uma boca bem delineada é muito sensual. Use um lápis especial para delinear lábios antes e certifique-se de que o contorno combine perfeitamente com o batom. Quem tem lábios finos, pode torná-los maiores utilizando um contorno com lápis mais claro, porém se quiser uma boca bem marcada, opte por um tom mais escuro.  As bailarinas egípcias costumavam usar vermelho nas unhas e boca.

No entanto, é necessário tomar cuidado com essa cor... alguns são muito berrantes, outros podem escorrer e causar uma verdadeira catástrofe!

Se você gosta de usar tons de vermelho sangue e vinho, o melhor a fazer é aplicar o batom com um pincel ao invés do bastão, a camada fica mais fina, mais natural e não escorre.

Tal vez você prefira  dar mais atenção aos olhos, e nos lábios, fazer um contorno “cor de boca”, passar um “brilhozinho” pra ficar com a boca mais vermelhinha e só.

Outra boa opção são os batons de longa duração disponíveis no mercado, eles são mais “secos” porém mais macios. Depois que você aplica, ele seca e não escorre de jeito nenhum.

O inconveniente deles é que alguns às vezes podem rachar depois de algum tempo, devido às “ruguinhas” naturais dos lábios e precisam ser reaplicados.


Cuidado com os Exageros...
A maquiagem exagerada envelhece e se torne pesada. Fazer um arco-íris nos olhos não vai dar melhor efeito do que usar poucos tons em prefeita harmonia. A maquiagem deve ser sensual, mas com um toque de sutileza para não parecer vulgar. Seu rosto deve ser bonito de ser admirado de longe (como em um show de palco) e de perto (como em um restaurante).

Lembre-se: exageros com maquiagem só são permitidos do carnaval. A maquiagem não precisa ser exagerada para ser notada.

Observação...
Ao fim da apresentação de dança do ventre , limpe bem a pele, e tire toda a maquiagem, utilize produtos sem álcool. Lave bem o rosto com um sabonete cremoso (os de erva doce são ótimos), ou próprio para o rosto. Em seguida, passe um tônico e um hidratante.
Para retirar a maquiagem dos olhos, use removedores específicos para este área, pois a região da pálpebra é delicada.
Hidrate sempre os lábios e jamais durma maquiada! Isso é um atentado à pele.

Demais cuidados  para com a sua apresentação de dança do ventre:
Todo mundo, quando pensa em um a bailarina de dança do ventre, imagina uma mulher com cabelos longos, dizem que essa é a preferência da dança árabe, mas, se você não possui uma “vasta cabeleira” não entre em pânico, não leve isso muito a sério!

Pense que um cabelo bem cuidado, macio e brilhante já basta, não importa se é liso ou enrolado. Tal vez o seu cabelo esta em fase de crescimento, e você pense em comprar um aplique, que tal se você desiste da idéia?. Por que seguir um padrão? Por que não ousar?!

Tal vez você goste  de fazer um penteado que deixe meu rosto em evidência.  Vala a pena inovar! Se você tem cabelos cacheados, pode-se fazer uma super escova, ou usá-los ao natural, ou até mesmo fazer uma trança... prendê-los de um jeito diferente. Muitas vezes um arranjo bonito faz toda a diferença no visual!
 Para a dançarina de dança do ventre que tinge os cabelos: não deixe de fazer uma hidratação de vez em quando! Cabelos tingidos são mais frágeis Nunca deixe a raiz em evidente. Da  um ar de desleixo.


Mãos e Pés...
Devem estar sempre com as unhas feitas, ou se não, impecavelmente limpas e bem tratadas. Não há nada mais feio que unha suja e pé cascudo!!!

É isso meninas! Agora mãos à obra! Cuidar da beleza é fundamental também!!
Beijão!!
fonte: site www.odaliscascostumes.com 

Voltar para: Home - Maquiagem & CIA


Nenhum comentário:

Leia mais sobre: