Estágios da Dança do Ventre

O que as alunas devem aprender em cada estágio, nível ou fase da dança do ventre?


Bem em primeiro lugar a Dança do Ventre é uma arte contínua, ou seja, sempre tem algo a mais para aprender. É um estudo que não cessa nunca e como na Dança do Ventre não há uma metodologia pré-estipulada, vou explicar de forma bem simplificada, o que deixo claro não ser uma verdade absoluta, visto que muito gente tem seu ponto de vista e argumentos a respeito certo? Mas seria basicamente assim:

Turma Iniciante: Para a aluna que nunca teve nenhum contato com a dança. Neste nível ela aprende as principais mecânicas dos movimentos orientais e acostuma o corpo com essa nova linguagem, através de exercícios simples que começam a estimular lateralidade e coordenação motora.

Básico: Para a aluna que saiu do nível iniciante e já conhece as principais estruturas utilizadas para construir os movimentos. Aqui ela aprende os principais passos e fundamentos da dança. Ligações bem simples começam a estimular a memória e acostumam o corpo com os primeiros conceitos de ligação e fluência de movimentos.

Médio: Neste módulo a aluna começa a estudar as primeiras sequências construídas com músicas. Os primeiros ritmos são introduzidos, assim como alguns passos ainda simples, mas já mais elaborados. Introdução da dança com véus.

Intermediário: Aumento de repertório com passos mais elaborados e sequências já mais complexas com construção rica. Mais rítmos são estudados e a leitura musical começa a ser mais profunda. A aluna deve ser estimulada a criar suas próprias sequências e a criatividade é um ponto a ser trabalhado pelas professoras. Introdução à dança com dois véus, snujs e primeiras noções de improvisação.

Avançado: Ritmos complexos, leitura musical detalhada, movimentos de construções elaboradas e que pedem preparo físico. A aluna começa a desenvolver seu estilo próprio, portanto, aulas teóricas sobre arte e história da dança se fazem necessárias. Introdução às técnicas avançadas de improvisação, dramaticidade e presença cênica.


Aperfeiçoamento Técnico e Profissionalização: Para alunas de avançado que querem entrar no mercado profissional. Uma revisão de tudo o que foi estudado desde o início do seu curso, com foco na limpeza e elegância dos movimentos. Estudo aprofundado de ritmos, musicalidade e improviso. Foco na construção do estilo próprio e na identidade de dança de cada bailarina. Apoio e esclarecimento das principais dúvidas e necessidades das alunas, para que ingressem no mercado de trabalho com uma dança de qualidade e consciência social.

Cabe a cada professora, analisar e observar individualmente sua aluna para definir em que estágio ela se encontra, quando passá-la para um nível mais avançado e assim, melhorar cada vez mais a dança e técnicas das alunas.
(Nas fotos: Lulu Sabongi e Mayara Al Jamila)

E você? Já descobriu em que nível se encontra? Comentem!!
Beijão e até mais!!

Nenhum comentário: