Filmes árabes estão na mostra de São Paulo

Seis filmes árabes estão em exibição na 33º Mostra Internacional de Cinema, que ocorre até 5 de novembro. O diretor egípcio Marwan Hamed concorre na categoria de novos diretores.


São Paulo – Filmes do Iraque, Egito, Líbano, Marrocos e Palestina podem ser vistos pelo público brasileiro na 33º Mostra Internacional de Cinema, que está ocorrendo em São Paulo. São seis produções que tratam de temas como família, guerra, direitos das mulheres e brigas de gangues. Todas elas podem ser vistas até 5 de novembro.

Três destes filmes foram produzidos junto com outros países, como por exemplo “Lebanon”, uma parceria entre Líbano, França, Alemanha e Israel, o filme “Francesa”, produção conjunta de Marrocos e França, e “O que resta do tempo”, parceria entre França e Palestina.

Um dos filmes egípcios em cartaz na mostra, "Ibrahim Labyad", colocou seu diretor, Marwan Hamed, entre os concorrentes da competição de novos diretores. Hamed é um dos mais novos diretores do Egito, com 32 anos de idade.

"O Edifício Yacoubian", primeiro longa-metragem de Hamed, deu ao ator Adel Iman o prêmio do júri de melhor ator, em 2006, na 30º edição da mostra. A mesma produção ainda foi premiada como melhor primeiro filme nos festivais de Tribeca, Nova York e Montreal.

Os outros dois filmes árabes em cartaz são "Sussurros ao Vento", do Iraque, e "Sherazade, Conte uma História", do Egito. Os locais e os horários de exibição dos filmes estão no site http://www.mostra.org/

Voltar para: Home - Notícias do Mundo

Nenhum comentário: