Problema em Furnas desligou turbinas em Itaipu



Olá!!! Por um acaso você também ficou no escuro essa noite? Eu fiquei... aliás... muito gente ficou. Quer saber por quê?

Seguinte... ficamos no escuro por causa de um problema em um dos dois sistemas de transmissão da estatal Furnas que trazem a energia da hidrelétrica binacional de Itaipu ao Brasil. Isso provocou o desligamento automático das turbinas da usina, o que resultou no apagão que atingiu os Estados da região Centro-Sul do País. "Quando as linhas de transmissão são desligadas, a usina tem um mecanismo automático que desliga as turbinas para problemas nos equipamentos", disse o assessor da diretoria-geral do Paraguai em Itaipu, Hector Richer Bécker.

Segundo Bécker, o desligamento das turbinas de Itaipu, o que significou a redução da geração de energia em 14 mil MW, também afetou o abastecimento de energia ao Paraguai. O assessor contou, porém, que o suprimento foi rapidamente retomado no país vizinho, o que evidenciaria um problema no sistema de transmissão no Brasil. "A usina de Itaipu está pronta para voltar ao sistema, mas só não retornou porque não se consegue ligar os sistemas de transmissão no Brasil", afirmou.

O assessor de Itaipu no lado paraguaio comentou que, até o momento, os técnicos não sabem a origem do problema de transmissão. "O fato é que não houve nenhum problema em Itaipu e a usina está pronta para entrar em operação novamente", disse Bécker. Hoje, a usina atende a demanda de 20% do mercado de energia do Brasil.

Um grande beijo de luz!!!!

Nenhum comentário: