Nagwa Fouad - A bailarina oficial de Abdel


Nagwa Fouad é a mais famosa das bailarinas da segunda metade do século XX.


Nasceu em 1942, sendo filha única de uma família de egípcios.

Começou a dançar aos 16 anos em festas de casamento familiares e encontros sociais. Seu nome de nascimento era Awatef Mohammed El Agamy.

Quando se mudou para o Cairo já gostava de dançar e fazia pequenas apresentações, e percebeu que na capital poderia tornar-se bailarina profissional.

Aprendeu música e dança ocidental. Também foi cantora, artista de teatro e cinema.

O primeiro filme que fez foi "Sharei El Hob" (La Calle del Amor), que contou com a participação de alguns músicos como o cantor Abdel Halim Hafiz com a canção "Olulu".

Nagwa Fouad fez a primeira aparição dela no filme com esta música. E na opinião do derbakista Hossam Ramzy foi o mais próximo da melhor demonstração natural de como dança uma jovem egípcia comum. Segundo ele a dança de Nagwa foi “perfeitamente inocente, cheia de amor, emocionalmente bem expressada, traduzindo cada parte da música de uma maneira maravilhosa e retratando o argumento da história em uma atuação magistral que deve ser vista para se crer”.


Com este filme Nagwa e Abdel Halim Hafiz tornaram-se famosos e ela tornou-se a bailarina oficial de Abdel, acompanhando-o em todos os seus shows.

Em 1976 o lendário compositor Mohamed Abdel Wahab também escreveu uma música especialmente para ela: Arba´ tashar. (colocar trecho da música no site; fazer propaganda do cd para vender no site).

Ela se apresentou na Europa e Estados Unidos, onde então fundou uma escola de dança oriental em Nova Yorque. (Esta escola ainda existe?). Vender DVDs dela no site.

Reservava em sua apresentações sempre um momento do show especial para o violino.

Fez muito sucesso como bailarina nas décadas de 50, 60, 70, 80 e 90.

Mas no início de 1992 retirou-se definitivamente da dança para consagrar-se no cinema.

Aprecie a dança de Nagwa Fouad. Bom estudo!





Nenhum comentário: